A Verdadeira Felicidade

Salmo 128

1 Como é feliz aquele que teme o Senhor, que anda em seus caminhos! 2 Você desfrutará o fruto de seu trabalho; será feliz e próspero. 3 Sua esposa será como videira frutífera que floresce em seu lar. Seus filhos serão como brotos de oliveiras ao redor de sua mesa. 4 Esta é a bênção do Senhor para aquele que o teme. 5 Que o Senhor o abençoe desde Sião. Que você veja a prosperidade de Jerusalém enquanto viver. 6 Que você viva para ver seus netos. Que Israel tenha paz!

Percebemos nesse Salmo que felicidade, na Bíblia, tem uma conotação totalmente diferente da que temos hoje. Uma pessoa bem-aventurada ou feliz, nada mais é do que uma pessoa que teme ao Senhor, que anda em seus caminhos, que vive de seu trabalho e vive em família.

Segundo as Escrituras, isso é o que é necessário para fazer uma pessoa feliz.

Há muita diferença entre estar feliz e ser feliz. Estar é um momento, ser é um estado, ou seja, há momentos da nossa vida que acontecem situações que nos entristecem, mas são momentos, não se estabelecem no nosso coração porque cremos que Deus é o nosso socorro nos momentos adversos - "Louvado seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai misericordioso e Deus de todo encorajamento. Ele nos encoraja em todas as nossas aflições, para que, com o encorajamento que recebemos de Deus, possamos encorajar outros quando eles passarem por aflições" - 2 Coríntios 1:3 e 4.

Por outro lado, há pessoas que são tristes e experimentam apenas momentos de alegria, mas no seu todo elas são tristes, porque não têm a viva esperança que há em Jesus Cristo. "Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" - João 3:16.

As pessoas não precisam mais perecer em suas tristezas, pois Deus transforma o pranto em alegria.

Entenda isso, a verdadeira felicidade está em Cristo. Ele deu sua vida por nós e jamais nos abandonará, nada pode nos separar do amor de Deus, nele experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nossa vida. Não existe outra fonte de felicidade.

O primeiro aspecto que o salmista destaca, para sermos felizes, é o temor do Senhor.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência” - Provérbios 9:10. Temer ao Senhor não é sentir medo dele.

“Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me” - Gênesis 3:10. O primeiro sentimento negativo que o ser humano experimentou, após pecar, foi o medo de ser castigado por Deus.

“No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor” - 1 João 4:18. Então, de forma alguma, temer a Deus é sentir medo dele, mas sim um desejo profundo de honrá-lo com o nosso viver.

O segundo aspecto que o salmista destaca, para sermos felizes, é andar nos caminhos do Senhor.

"Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” - Colossenses 1:9 e 10. Deus preparou um caminho de boas obras para andarmos nele, é nesse caminho que experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em nossas vidas.

O terceiro aspecto destacado pelo salmista, para sermos felizes, é ter um trabalho digno

"Deus é capaz de lhes conceder todo tipo de bênçãos, para que, em todo tempo, vocês tenham tudo de que precisam, e muito mais ainda, para repartir com outros" - 2 Coríntios 9:8. O desemprego não está no propósito de Deus, Ele tem um emprego para quem está desempregado e, além disso, Ele que nos prosperar para sermos generosos para com o próximo.

O quarto e último aspecto destacado pelo salmista, para sermos felizes, é vivermos em família.

"Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e você e sua família serão salvos" - Atos 16:31. A tua esposa, o teu marido, os teus filhos são bênçãos do Senhor. Deus quer salvar toda a sua família.

Não se esqueça!

Tudo começa com honrar ao Senhor, as demais coisas serão resultados dessa postura.