Andando Pelo Vivo e Novo Caminho

João Barreto Jr.


“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora” – Marcos 10:46 a 52.


Este texto narra a vida de um homem conhecido como Bartimeu, que era um pedinte cego. O texto também narra que ele vivia assentado à beira do caminho, na dependência que alguém lhe desse uma esmola. Ou seja, a vida de Bartimeu não tinha outra expectativa que não fosse essa. Esse era o seu dia a dia. No final da tarde, ele ia pra casa, se é que ele tinha uma, para no outro dia voltar para ali mesmo e enfrentar a velha rotina.


COMO ERA O CAMINHO DE BARTIMEU


1. Estático - Ele estava assentado, ou seja, fixo naquele lugar, não se locomovia, não avançava.

2. Improdutivo - Ele mendigava.


Muitas pessoas, hoje vivem da mesma forma, não conseguem avançar, não conseguem produzir e qual Bartimeu vivem à beira do caminho onde tornam-se presas fáceis do maligno. “Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho” – Mateus 13:9. Porém o texto de Marcos finaliza dizendo que Bartimeu seguia Jesus pelo caminho. O que levou Bartimeu a ter uma mudança tão radical na sua vida?


PARA ANDAR NO VIVO E NOVO CAMINHO É PRECISO DEIXAR AS COISAS VELHAS PRA TRÁS.


A Bíblia declara que não se põe vinho novo em odres velhos. Isto é um princípio. Bartimeu entendeu. Quando Jesus lhe perguntou: "O que queres que eu tefaça?", ele entendeu que o toque de Jesus iria trazer algo novo em sua vida e que esse novo traria mudanças radicais, ele não seria mais o mesmo Bartimeu, que vivia dos favores alheios, ele teria que tornar-se produtivo, a vida velha teria que ficar para trás.


Você precisa deixar a velha vida para trás e para isso antes de tudo você precisa entregar a vida para Jesus e tornar-se uma nova criatura. Só assim você poderá começar a trilhar pelo vivo e novo caminho.


PARA ANDAR PELO VIVO E NOVO CAMINHO É PRECISO VENCER AS LIMITAÇÕES NATURAIS


Bartimeu teve uma mudança de postura, em determinado momento, quando a oportunidade se apresentou, ele venceu algo, que só ele poderia vencer: as suas limitações pessoais, ou seja as suas limitações naturais. Ele não se deixou limitar pela cegueira. Ele se desvinculou da capa que dificultaria o salto de fé que ele deu para ir até Jesus.


Quais são as capas que você tem que tirar? Quias são as limitações que você precisa vencer? Bartimeu só experimentou o sobrenatural de Deus em sua vida depois que ele venceu suas limitações naturais.


PARA ANDAR PELO NOVO E VIVO CAMINHO É PRECISO TER A VISÃO RESTABELECIDA


O texto diz que Bartimeu voltou a ver, ou seja, ele era alguém que em determinado momento de sua vida perdeu a visão, mas diante do toque poderoso de Jesus ele voltou a ver.


Quem sabe você, tal qual Bartimeu, um dia perdeu a visão das coisas de Deus, e por isso hoje está à beira do caminho, vivendo das esmolas do mundo, sem poder experimentar as abundâncias da graça de um Deus que é riquíssimo em abençoar. Hoje Jesus volta-se para você, para restabelecer sua visão e fazê-lo voltar a andar pelo caminho. Comece a olhar para as coisas que são de cima, não detenha sua visão para as coisas deste mundo. Olhe para Cristo, Ele te chama.


PARA MANTER-SE NO VIVO E NOVO CAMINHO É PRECISO SER PERSEVERANTE


Bartimeu não se contentou apenas em experimentar o toque de Jesus em sua vida, ele decidiu caminhar com aquele que o tocou. Muitas pessoas têm experimentado o toque de Jesus em suas vidas, porém elas ficam estáticas e não vão além; sentam-se à beira do caminho como se já tivessem alcançado tudo da parte de Jesus e quando dão por si já perderam a visão. Elas não perseveraram, não desenvolveram a vida cristã. Não seja um desses, levante-se em fé, clame por Jesus e receba o toque do Todo-Poderoso em sua vida e caminhe vitoriosamente.

192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo