Certeza da Salvação - Lição 2

João Barreto Jr.

“Estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, a vós que credes no nome do Filho de Deus” – 1 João 5:13.


Temos visto que há uma grande quantidade de conceitos sobre o que é salvação. Alguns podem dizer que são salvas por participarem de alguma igreja, por ter uma religião; outras por se acharem boas.


Por que precisamos de salvação?


Porque “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” – Romanos 3:23.

  1. Através do ato de desobediência de um homem, Adão, o pecado entrou no mundo, e este caminho tem sido seguido por todos nascidos depois dele.

  2. Qual a consequência desse caminho? “..o salário do pecado é a morte” – Romanos 6:23; “Há um caminho que ao homem parece ser bom, mas o fim dele conduz à morte” – Provérbios 14:12.

  3. Não existe uma única pessoa neste mundo que por si só mereça a salvação. “Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque” - Eclesiastes 7:20. Se Deus deixasse as coisas nesse estado ninguém seria salvo.

O que Deus fez então?

  1. Deus ama cada um de nós e não quer que ninguém se perca. “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia. Ele é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se” – 2 Pedro 3:9; “Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? Diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos e viva?” – Ezequiel 18:23.

  2. Havia uma única maneira de resolver o problema do pecado; alguém completamente puro (não contaminado com o pecado) teria que tomar o nosso lugar para, aí sim, levar sobre si o pecado de toda a humanidade. Foi justamente por isso que “... Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16.

Isso não é maravilhoso?


Só Deus pode nos amar dessa maneira. Dar seu Filho foi a ação de amor de Deus em nosso favor; crer no que Deus fez através de seu Filho Jesus deve ser nossa atitude para chegarmos a Ele – “Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” – João 14:6.


Então, salvação é a nossa experiência pessoal e verdadeira com a pessoa de Jesus Cristo, é crer no nosso coração no que Ele fez em nosso favor e confessar isso – “Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” – Romano 10:9.


A certeza em nosso coração dessas verdades bíblicas é o que nos dá a garantia da salvação e nos abre a porta para um vivo e novo caminho.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo