Batismo nas Águas - Lição 4

João Barreto Jr.

A palavra “baptismos” no grego significa: “imergir; mergulhar; colocar para dentro de”. O batismo é uma identificação com Cristo em sua morte e ressurreição, e é exatamente isto que a imersão significa.


Quando Felipe batizou o etíope, eles pararam em um lugar onde havia água. A Bíblia diz que ambos entraram na água – Atos 8:38 e 39. João Batista se utilizou do rio Jordão para batizar e depois mudou o local de batismo para Enom “porque havia ali muitas águas” – João 3:23.


Porque devo me batizar?

  • Por obediência – O batismo é uma ordenança de Jesus. Ele foi muito claro na ordem que deu – “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” – Mateus 28:19.

  • Para identificação com Cristo – O batismo é um testemunho público daquilo que já foi feito por Deus em nosso interior e demonstra a fé que temos, ou seja, que cremos que com Ele morremos e fomos sepultados, mas que também ressurgimos para uma nova vida – “Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos para a glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” – Romanos 6:3 e 4.

O que é o Batismo?

  • É uma ordenança de Cristo – Como já vimos Jesus foi quem determinou que seus seguidores deveriam ser batizados e segundo o que está escrito em Mateus 28:19 – “fazei discípulos... batizando-os...” – a pessoa só se torna verdadeiramente discípulo de Jesus depois do batismo, pois é no batismo que nos identificamos com Ele.

  • É o testemunho da circuncisão do coração – No Antigo Testamento o povo de Deus era identificado pela circuncisão que representava a aliança de Israel com o Senhor; hoje, na Nova Aliança, a circuncisão se dá no coração e o batismo representa essa Nova Aliança – “Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos” – Colossenses 2:11 e 12.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” – Mc 16:15 e 16. O batismo não salva, o que Jesus está dizendo aqui é que quem for batizado por crer será salvo. O batismo deve seguir de forma imediata a fé que nos salva, pois o único quesito necessário para ser batizado nas águas é crer em Jesus como Senhor e Salvador, não havendo qualquer outra restrição bíblica para que alguém não possa a ser batizado.


Você já foi batizado?

358 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo