Ler a Bíblia - Lição 7

João Barreto Jr.

“Não se aparte da sua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite...” – Josué 1:8.


A Bíblia é a Palavra de Deus e por isso é extremamente importante para a nossa vida, pois ela tem o poder de limpar o nosso coração de sentimentos e desejos ruins como também de limpar a nossa mente de maus pensamentos. Quanto mais a lemos e estudamos, mais aprendemos sobre Deus e sua vontade para nós, pois para podermos praticar verdadeiramente a vontade de Deus precisamos conhecê-la. ”Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” – Mateus 22:29.


A Palavra de Deus não envelhece. No Livro de Mateus, capítulo 24, verso 35, Jesus declara o seguinte: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão”. Isso significa que os ensinamentos contidos na Bíblia não ficam ultrapassados, até porque tais ensinamentos procedem da boca daquele em quem não há sombra de variação como está escrito em Tiago 1:17 – “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”.


Por que ler a Bíblia


Você tem na Palavra de Deus o seu alimento espiritual. Da mesma maneira que o alimento é necessário para o crescimento físico, assim também a Palavra de Deus é necessária ao seu crescimento espiritual. Em I Pedro 2:2 está registrado: "Desejai afetuosamente, como meninos recém-nascidos, o leite racional para que por ele vades crescendo". Para crescer na vida cristã você precisa separar um tempo diário para o estudo da Bíblia.


Quais os benefícios da prática da leitura Bíblica?


1.Fortalecimento

  • Contra o pecado“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” – Salmo 119:11.

  • Contra as investidas do diabo“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno” – 1 João 2:14.

  • Contra o desânimo“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” – João 16:33.

2. Purificação“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” – João 15:3.


3. Direção – “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” – Salmo 119:105.


4. Estabilidade – “O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio” – Salmo 18:2.


Estes são apenas alguns exemplos dos benefícios que o estudo da palavra produzirá em sua vida. Nossa sugestão é que antes da leitura da Bíblia você peça para o Espírito Santo te ajudar a entender o que você está lendo – “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” - João 14:26


Outro meio que Deus utilize para sanar dúvidas quanto ao estudo e meditação da Palavra é através de pessoas comprometidas com as suas verdades. Você pode e deve recorrer, principalmente no início da caminhada cristã ao seu (sua) discipulador (a) ou líder do Grupo de Amor (GA). Saiba que Deus colocou essa pessoa junto a você para ajudá-lo nessa nova caminhada.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo