Salvos Para as Boas Obras

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” - Efésios 2:8-10.

Termos chave:

Graça

Graça é um favor que não foi merecido. Graça é algo bom que é dado, não porque a pessoa que recebe merece mas porque a pessoa que dá é generosa. Deus nos oferece a salvação de graça.

Deus mostra Seu amor por nós através da graça. Nós merecemos castigo por causa de nossos pecados mas Deus nos enviou Jesus para pagar o preço e nos oferecer a salvação. Mesmo não fazendo nada para merecer, nós podemos ser libertados do poder do pecado, perdoados do castigo eterno e adotados como filhos de Deus.

Ninguém por seu próprio mérito consegue apagar seu pecado e se purificar para entrar no Céu. Por mais que tentamos ser bons, não conseguimos evitar todo pecado. Só Deus pode nos libertar do peso do pecado. Ele não precisa nos libertar. Ele poderia exigir justiça e condenar todos mas Ele nos ama. Por isso, Ele nos ofereceu a salvação, de graça.

A fé, neste caso, é a capacidade que Deus Deu a todos para poderem crer. As pessoas tem desviado essa capacidade para outras coisas e por isso negam a Jesus.

Dom

Significa presente e também habilidade. Só Deus tem a habilidade (capacidade) de nos presentear com a salvação.

Feitura

Recriados em Cristo (nascidos de novo)

Boas obras (caminho)

Refere-se ao caminho de santidade e renúncia do eu. Neste caminho a carne (natureza humana propensa ao pecado) é anulada e somos guiados pelo Espírito Santo.